Receita: Hambúrguer caseiro

Hambúrguer é uma de nossas comidas preferidas. Impossível resistir a um hambúrguer, ainda mais se for caseiro… Pior ainda se levar cogumelos! hahaha Dessa vez, nem iríamos postar nada com cogumelos, seria só a receita do cheese bacon burguer caseiro. Mas lembramos que, há muito tempo, tínhamos fotografado o preparo do White Dragon Shimeji Burguer, receita do Cozinha de Jack, e não postamos, então resolvemos incluir aqui de bônus.

CHEESE BACON BURGUER ACOMPANHADO DE BATATAS ASSADAS COM ALECRIM

Ingredientes

400g de patinho

Sal e pimenta do reino a gosto

Azeite

Meia cebola picada em rodelas ou tiras

6 fatias de queijo cheddar

6 fatias de bacon

Mostarda de dijon (opcional)

2 pães de hambúrguer

Alface e tomate

4 batatas

Alecrim

burguer 1

Modo de preparo

Comece pelas batatas, pois elas levarão um tempo considerável para ficarem prontas… Descasque as batatas, parta-as ao meio e pique cada metade em três tiras no sentido do comprimento, de forma que fiquem um pouco gordinhas. Cozinhe até que fiquem macias, mas sem desmanchar. Optamos por fazer as batatas assadas ao invés de fritas, mas você pode fritá-las se assim preferir. Para fazê-las assadas, disponha-as em uma assadeira sem deixar que se sobreponham e tempere com sal, pimenta do reino e alecrim a gosto. Coloque para assar e vá virando as batatas à medida que cada lado for criando uma casquinha crocante. Dessa forma, as batatas ficaram macias por dentro e sequinhas.

Compramos bacon em tiras para preparar no microondas. É um pouco mais caro do que o bacon em pedaço, mas muito prático de preparar e o bacon fica muito sequinho e crocante. Forre um prato ou travessa própria para microondas com duas folhas de papel toalha e disponha as tiras de bacon, sem que nenhuma fique em cima de outra. Cubra com mais duas folhas de papel toalha e repita a operação com todas as tiras de bacon. No nosso caso, deu três camadas de tiras de bacon. Finalize com duas folhas de papel toalha e leve ao microondas por 6 minutos ou o tempo necessário (de acordo com a potência do seu microondas) para que o bacon fique crocante.

burguer 2

Para preparar a carne, o ideal é utilizar um cutelo. Maltrate a carne bastante, triturando-a em pedaços bem pequenos. Mas é pra bater sem dó mesmo… pode despejar as frustrações da vida inteira na bendita. Depois,  passe uma faca no bolo para se certificar de que cortou direito. O resultado é quase o de um moedor. Pode utilizar variados tipos de carne: fraldinha, contra-filé, patinho, etc. Não precisa tirar toda a gordura da carne, já que ela ajuda no sabor e na suculência do hambúrguer… a nossa infelizmente já estava completamente limpa como vocês podem ver na foto.

Tempere com sal e pimenta do reino e faça duas bolas. Depois, é só achatar com a mão ou um pequeno prato, formando discos um pouco maiores do que o pão. Aí deixe na geladeira até a hora de passá-los na frigideira.

Em uma frigideira, coloque um fio de azeite e passe os hambúrgueres. Aproveitamos a “borra” da carne para passarmos a cebola junto com os hambúrgueres.

Quando a carne estiver quase no ponto desejado, coloque três fatias de queijo cheddar em cada hambúrguer, despeje um pouco de água na frigideira e tampe-a imediatamente, para que o vapor da água ajude a derreter rapidamente o queijo.

Se gostar do pão na chapa, passe as duas metades internas do pão na frigideira. Nesse dia, só conseguimos comprar esse pão feio, mas preferimos com gergelim ou até mesmo pão de hambúrguer de sal.

burguer 3

Para a montagem do hambúrguer, passe mostarda de dijon nas duas metades do pão. Coloque uma folha de alface, o hambúrguer com o queijo, a cebola, o bacon e duas rodelas de tomate.

burguer 4

Para uma gordice sem hipocrisia (hehe), deixe o alface e o tomate de lado e se jogue no bacon e nas batatas.

WHITE DRAGON SHIMEJI BURGUER

Ingredientes

400g de contra-filé

Sal e pimenta do reino a gosto

Azeite

200g de shimeji

1 cebola picada em tiras

1 colher de sopa de manteiga

Shoyu

6 fatias de queijo cheddar

2 pães de hambúrguer

400g de batatas congeladas

Páprica picante

burguer

Modo de preparo

Prepare os hambúrgueres do mesmo modo que ensinamos acima, picando a carne na faca, temperando e moldando os hambúrgueres, passando na frigideira até o ponto desejado e cobrindo com o cheddar. Passe as metades internas dos pães na frigideira.

Corte a base do shimeji, que mantém os cogumelos unidos. Não pique os cogumelos: o ideal é deixá-los inteiros e compridos. Em uma panela, coloque uma colher de sopa bem cheia de manteiga e refogue os cogumelos e a cebola. Quando a cebola e o shimeji tiverem murchado um pouco, adicione o molho shoyu, numa quantia suficiente apenas para cozinhar o shimeji. Quando os cogumelos estiverem cozidos e o molho reduzido, desligue o fogo.

Por motivo de preguiça, utilizamos batatas congeladas. Despeje as batatas numa assadeira, sem que nenhuma fique em cima de outra, e asse até que fiquem douradas, lembrando de virá-las durante o preparo. Quando estiverem assadas, tempere com páprica picante. A páprica é uma alternativa ao sal que deixará sua batata muito mais saborosa!

shimeji burguer

Hambúrguer é amor verdadeiro, amor eterno.

Para acompanhar, gostamos de uma boa Bäcker Trigo, cerveja artesanal mineira de boa qualidade e bom preço.

Quem fizer alguma das receitas, posta uma foto no instagram e marca a gente lá (@cozidomisto) ou volta e conta aqui o que achou! :)

Anúncios

2 respostas em “Receita: Hambúrguer caseiro

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s