BH: Oak Restaurante e Wine Bar

Nossa primeira ida ao Oak foi para jantar durante a edição do segundo semestre de 2013 do Restaurant Week. Gostamos tanto, que voltamos na 8ª Edição do Restaurant Week em BH. O cardápio de almoço custava R$37,90 + R$1 (Jornada Solidária).

Chegamos cedo, pois não tínhamos reservas e estávamos com (muita) fome. Durante nosso almoço, a casa lotou bastante, mas ainda assim o atendimento foi excelente do início ao fim, mantendo a boa impressão que já tínhamos.

A decoração, na qual prevalece o uso da madeira, é bem charmosa. A única ressalva que fazemos é que, da vez em que fomos para jantar, sentamos na área interna e ficamos muito incomodados com uma televisão passando propagandas (!) que estava bem em frente à nossa mesa. Porque, né, qual a necessidade disso, gente? A luz era chata e a televisão desviava involuntariamente nossa atenção, muito desagradável.

Imagem

Fomos para um almoço de domingo e sentamos na varanda, bebendo umas cervejas, num clima muito agradável. Pra variar, a cerveja era Stella… mas como era domingo e estava de dia, vamos perdoar.

Engraçado que, apesar de a casa ter uma vasta e (teoricamente) boa carta de vinhos, notamos que grande parte das mesas também estava consumindo cerveja. E aí, permanece nosso questionamento: por que os bons restaurantes de BH não investem em uma melhor carta de cervejas também?

Imagem

Entrada: Confit de bacalhau com galette de batata crocante e tapenade de olivas.

Entrada deliciosa, cujo único pecado era o excesso de gordura no galette de batata, que, a propósito, estava realmente crocante. O tapenade de olivas conferia a acidez ideal ao prato e reinventava a parceria bacalhau + azeitonas pretas de forma muito feliz. A combinação de sabores e texturas nos deixou muito satisfeitos.

Imagem

Prato principal: Pappardelle de funghi nero com ragu de costela bovina e dijon.

O pappardelle estava bem cozido, o que agradou o paladar de um e desagradou o do outro, que prefere a massa mais al dente. O molho estava gostoso, porém um pouco ralo, poderia ser mais encorpado… Não sentimos nem o cheiro da mostarda dijon, que ficou só no nome do prato. A quantidade de funghi poderia ser maior. No entanto, apesar dos pesares, a massa estava deliciosa e só faltou lambermos os pratos! rs

Imagem

Sobremesa: Parfait de doce de leite, compota de banana e farofa de castanhas.

O parfait estava com ótima consistência e levemente gelado. Não se destacou o gosto do doce de leite, o qual acabou completamente obscurecido pela essência de café utilizada (que, diga-se de passagem, não constava na descrição da sobremesa, o que pode desagradar aqueles que não são adeptos). De toda forma, o resultado era positivo, especialmente em razão da farofa de castanhas, que casava muito bem com a textura da sobremesa.

Por outro lado, a compota de banana foi um aspecto negativo do prato, já que nem o seu gosto e nem a sua aparência despertavam qualquer interesse em experimentá-la. Analisando o conjunto, a bolinha de banana restou totalmente desconexa dos demais ingredientes, de modo que a sua introdução poderia ter sido melhor pensada pela casa.

Imagem

Sobremesa: Sorbet de goiaba com creme de queijo canastra e caramelo de goiabada.

Em uma expressão: alôôô Minas Gerais!! hahaha Falando sério agora, essa sobremesa, tão tão mineira, estava extraordinária. O creme de queijo e a goiabada caseira (com gosto de goiaba mesmo, nada artificial) casavam perfeitamente. O sorbet de goiaba só adicionou mais gostosura ainda. Seria muito feliz comendo isso todos os dias da minha vida!

O Oak é muito bom, não é à toa que voltamos. Vale muito a pena ir lá durante o Restaurant Week, pois os cardápios são bons e a casa mantém a qualidade da comida e do atendimento durante o evento.

Oak: R. Curitiba, 2164, Lourdes – (31) 2511.6694.

Anúncios

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s